O peixe palhaço tornou-se muito conhecido depois do filme "O Nemo", não fosse ele o protagonista deste filme de animação.
Mas não penses que o nosso herói é um peixe grande. Ele é tão pequeno que cabe na tua mão. Pois é, ele mede cerca de cinco centímetros.
Podemos encontrá-lo nas águas quentes dos Oceanos Indico e Pacífico escondidos entre as anémonas-do-mar.
Sabes porque se chama peixe-palhaço?
O peixe palhaço é colorido, divertido e desastrado como os palhaços. Tem o corpo laranja brilhante com listras brancas. E nunca está quieto, sempre a saltitar no meio das anémonas onde vive.
A anémona-do-mar é perigosa?
As anémonas-do-mar têm tentáculos venenosos que paralisam os peixes dos quais se alimentam. Mas isso não preocupa o peixe palhaço. Sabes porquê? Porque este pequeno peixe tem uma camada de muco na pele que o protege destas picadas.
A anémona-do-mar e o peixe palhaço são grandes amigos e ajudam-se um ao outro. As anémonas-do-mar protegem os peixes palhaços dos predadores, que não se atrevem a aproximar dos seus tentáculos venenosos. Em troca, os peixes palhaços fornecem-lhes alimento.
As suas cores garridas atraem peixes que são capturados e devorados pelas anémonas. Os peixes palhaços comem as sobras e limpam as anémonas.
Não penses que o peixe palhaço come apenas os restos deixados pelas anémonas, ele também se alimenta de algas, plâncton, larvas, camarão e alguns peixes.
Sabias que todos os peixes palhaços nascem machos?
Quando é necessário os machos transformam-se em fêmeas. Os peixes palhaços vivem nas anémonas em pequenos cardumes, constituídos por uma fêmea que ocupa o topo da hierarquia, por um macho reprodutor e por outros machos menores (não reprodutivos). Se a fêmea morrer ou migrar, o macho reprodutor muda de sexo e um dos machos menores torna-se no macho reprodutor.
Curiosidade: A fêmea pode colocar mais de 1.000 ovos que ficam entregues aos cuidados do pai.
Conteúdo desenvolvido por:
Natureza Brincalhona - Educação Ambiental, Lda.
www.natureza-brincalhona.pt